
Categoria: Artigos
Data: 08/12/2024
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
Romanos 12.15
A dor e as lágrimas são situações que incomodam a maioria dos seres humanos. No tempo em que vivemos, foi nos colocado que lágrimas não são para os vencedores e fortes, elas tem como origem a fraqueza e depressão.
Quando vemos alguém chorando não sabemos muito o que fazer. Palavras vem em nossa mente, julgamentos das motivações do choro e expressões brotam em nosso rosto para que de alguma forma, possamos tirar, nem que for a força, a pessoa daquela situação, até porque viver assim é inaceitável em um mundo de vencedores que não passam pela dor.
A Bíblia, entretanto, nos mostra uma visão diferente da criada pelo nosso mundo. Lágrimas são derramadas por amor, muitas vezes por consolo e até gratidão pelas mais diversas situações que passamos. Até nosso Senhor Jesus chorou e derramou suas lágrimas por pessoas queridas. Não precisamos nem aprofundar muito na Palavra para sabermos que seres humanos derramar lágrimas por diversas situações e outros, o fazem para consolam e viver de alguma forma, a dor do próximo.
O texto citado de Romanos é muito importante para nossos dias. Ele não nos diz para aconselharmos, julgarmos ou encorajarmos pessoas que estão chorando, ele diz para chorarmos com ela e nada além disso. Obviamente não derramaremos lágrimas apenas para cumprir o que a Bíblia nos diz, mas demonstraremos compaixão e um coração quebrado pela situação do próximo. Chorar com os que choram é entender que em momentos de crise, pessoas geralmente não precisam de conselho, elas necessitam de consolo e presença daqueles que compreendem sua dor. Lágrimas derramadas pela dor do próximo podem dizer mais que mil palavras e também demonstram a dependência d´Aquele que consola e conforta corações.
Não perca oportunidade de estar e chorar com alguém que chora e seja paciente, o Espírito Santo de Deus está trabalhando, em todo tempo, em seu e em favor daquele que está passando por momentos difíceis. Que as lágrimas de consolo e dependência possam fazer parte da sua vida.