Categoria: Artigos
Data: 12/11/2022
Aqui neste Salmo temos as características e os efeitos da Palavra de Deus. Isto é pertinente, porque às vezes esquecemo-nos de enfatizar aquilo que a Palavra de Deus opera em nós.
1. Primeira Característica da Palavra de Deus – sua perfeição: No versículo 7 o salmista diz: “A lei do SENHOR”. Considera um momento este vocábulo lei – no hebraico temos a palavra Thoráh. O termo significa “instrução”, “ensino”, “ensino para a vida”. Agora note que o salmista diz que a lei é “do SENHOR” no hebraico Yahweh aqui aprendemos que a Lei procede de Deus – o SENHOR pactual – aquele que entra em aliança com seu povo; então, uma vez que esta Palavra procede de Deus ela é necessariamente perfeita. O adjetivo “perfeito” que aparece aqui no texto é themimah que signfica “completa”, “sem falhas”, “sem defeitos” – ou seja, a Palavra de Deus é suficiente, por isso, devemos ecoar com a Reforma “somente as Escrituras”.
2. A segunda Característica da Palavra de Deus – é a Fidelidade: observe também que o salmista declara que “o testemunho do SENHOR é fiel” (vs.7.b) – notemos que o autor usa a palavra “testemunho”–‘eduth – como sinônimo para a palavra Lei; mas ele fala da fidelidade deste testemunho, aqui este vocábulo ‘fiel’ no hebraico é neemanah – que pode ser traduzido por “verdadeiros”, e o sentido aqui é dignos de confiança, implica na fidedignidade da Palavra de Deus como ela se revela.
3. A terceira Característica da Palavra de Deus – é a retidão: o salmista diz que a Lei de Deus é reta (vs.8). Ou seja, ausentes de erros, isto implica na inerrância da Lei de Deus.
4. A quarta característica da Palavra de Deus – é a Pureza: A lei de Deus é pura. Não há nela a mistura de erro e verdade, as Escrituras do Antigo e Novo Testamento possuem uma pureza intrínseca barah – aqui indica sem manchas.
Mas, estas características vem acompanhadas de resultados significativos que a Palavra de Deus produz na vida do povo do pacto. Note como isso é colocado para nós:
1 – A Lei de Deus “restaura a alma” - meshibath- indicando aqui a regeneração, a produção de uma nova vida. A Palavra de Deus modifica vidas, modifica pessoas. Ela realmente restaura a alma, a palavra “nephesh” aqui é indica à pessoa completa – toda a alma, todo o ser, toda a vida – apenas a palavra e somente a palavra com a ação do Espírito Santo é quem pode modificar as vidas.
2 – A lei de Deus “dá sabedoria aos simplices”(vs.7b) - “mahikimath” esta é uma palavra que deriva do vocábulo “hokemah” indica que a Palavra de Deus não visa produzir conhecimento especulativo, o uso desta palavra aqui aponta para o fato de um conhecimento prático, experimental, vivencial com Deus. A Escritura deve produzir um conhecimento que nos leve a cairmos em humilhação diante de Deus; este é o verdadeiro sentido da sabedoria que a Lei produz. Por isso, que esta sabedoria é destinada os símplices = aos humildes.
3. Lei de Deus “Alegra o coração” (vs.8b) - “meshamehi-lev” aqui é uma palavra só. E indica que a Palavra de Deus provoca uma grande e exultante alegria ao nosso coração. Somente a Escritura pode operar em nós a alegria que precisamos para viver como povo pactual.
4. A Lei de Deus “ilumina os olhos” (vs.8b) - ’irath ‘inaim – traz luz aos olhos que estavam em trevas. É exatamente isto que a Escritura traz aos homens.



Autor: Rev. João Ricardo Ferreira de França   |   Visualizações: 1272 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário