
Categoria: Artigos
Data: 19/07/2023
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos...” (Lamentações 3.22)
O teólogo norte-americano James Buswell define a misericórdia de Deus assim: “Misericórdia é a bondade ou amor de Deus mostrado para aqueles que estão em sofrimento ou miséria, independentemente de seus méritos.” Deus é uma fonte inesgotável de misericórdia.
O profeta Jeremias, na passagem acima, nos ensina três grandes verdades sobre as misericórdias do Senhor. 1) Elas são a causa de não sermos consumidos. Não podemos nos esquecer que Deus é fogo consumidor. Por causa de sua santidade, ele não tolera o pecado e sua justiça exige a punição da transgressão de sua lei. Mas por causa de suas ternas misericórdias não somos consumidos. 2) Elas são eternas. Sua misericórdia dura de geração em geração, de eternidade a eternidade. Diferentemente da nossa misericórdia, a de Deus é eterna. Sempre podemos recorrer ao seu trono de graça e compaixão. 3) Elas se renovam a cada manhã. Temos aqui um lembrete encorajador de que, independentemente do que aconteceu no passado, Deus nos concede uma nova chance de recomeçar e seguir em frente.
Creia nisso. Você não precisa desistir. Não precisa jogar a toalha. “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hb 4.16).